O movimento Quem somos Como funciona Apresentações Textos
O movimento
Quem somos
Como funciona
Apresentações
Textos
Vídeos Imagens
Contribuições Alunos
Links

Somos pessoas comprometidas com a educação em todos os seus níveis e desejamos levá-la a todos. Buscamos "romper" com os muros das escolas e universidades, diminuindo a hierarquização que existe nas relações entre educadores e educandos, o excesso formalização de alguns conteúdos, aumentando assim o interesse de todos pelo aprendizado, venha de onde vier.

Este movimento começa por iniciativa de alguns professores mas não se limita a eles.

Alexandre C. Cunha Leite

Graduação em Ciências Econômicas, Mestre em Economia Política pela PUC/SP, com Especialização (pós-graduação) em Relações Internacionais pela PUC-MINAS. Doutorando em Ciências Sociais (Sociologia, Política, Antropologia, linha de Pesquisa em Relações Internacionais) pela PUC/SP. Professor do UNI-BH, pesquisador do GEIFoPE/UNIBH, professor do Mestrado em Economia de Empresas e do Mestrado em Administração de Empresas da FEAD, pesquisador do Grupo de Estudos sobre Organizações Econômicas e Capital Social/FEAD, professor do curso de relações internacionais da PUCMINAS e Pesquisador do Grupo de Estudos Ásia Pacífico - PUC/SP. Pesquiso e tenho interesse em tudo aquilo quem me desperta curiosidade. 
E-mail: cunha.bhz@terra.com.br; alexccleite@gmail.com.

 

Eduardo Shimahara

Deformado Engenheiro Mecânico em 1995 pela Faculdade de Engenharia Industrial, especialista em Jogos Cooperativos pelo Centro Universitário Mont Serrat em 2007, filho de Mamoru e Olga, pai de Zoe, marido de Tatiana, apaixonado pela vida no planeta, romântico-conspirador, facilitador do projeto TinTim na área de gastronomia de menor impacto, fã e facilitador de metodologias de aprendizagem informal tais como World Cafe, Open Space, Investigação Apreciativa entre outras, não acredita em ensino-aprendizagem mas sim em co-aprendizagem.Mar,Educação e Sustentabilidade são seus três temas preferidos... 
E-mail: shima@animaeducacao.com.br



Leandro de Alencar Rangel

Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC Minas (2004), especialização em Direito Internacional pelas Faculdades Milton Campos (2005) e mestrado em Direito pela PUC Minas (2008). Atualmente é Professor Assistente A do Centro Universitário UniBH, além de Coordenador do Curso de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Direito - com ênfase em Direito Internacional Público -, nas Relações Internacionais - discutindo temas das low politics, conflitos internacionais e cooperação -, na área de Antropologia - especificamente nos debates sobre identidade -, e nas questões sobre Terceiro Setor - analisando sociedade civil, criação e gestão de organizações não-governamentais e voluntariado.

E-mail: professorleandrorangel@gmail.com



Leila Said Totaro Lopes

Profissional com mais de 15 anos de atuação no mercado, é designer e concluiu a especialização em Administração e Marketing pela Universidade FUMEC, em 1996. É idealizadora e supervisora do Laboratório da Incubadora de Empresas do UniBH, membro de Colegiado de Curso e professora assistente no Centro Universitário de Belo Horizonte em cursos de graduação e pós-graduação. Ministra aulas e orienta trabalhos de conclusão de curso em vários temas de gestão. Atua na área de Administração, com ênfase em Inovação, Gestão de Marketing e Gestão da Comunicação Empresarial.
E-mail:
leilasaidtotaro@hotmail.com


Leonardo C. Souza Ramos

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor dos cursos de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Centro Universitário de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramsci, hegemonia, neoliberalismo, globalização e sociedade civil.


Luiz Algarra
 
Ciberneticista Conversacional, Designer de Redes Sociais e Consultor Organizacional. Sempre atuou como pioneiro em comunicação, rádio, TV e Internet. Quando a discussão em destaque era a Constituinte, articulou, montou, colocou no ar e divulgou na imprensa a TV LIVRE-CANAL Sorocaba: a primeira emissora clandestina de grande abrangência no Brasil. Atualmente, é membro-fundador da Papagallis, uma rede de pessoas que trabalha para que as pessoas encontrem a partir de suas individualidades, fluxos de ação harmônicos, ainda que não haja consenso entre ideias e opiniões. Seu olhar inovador, aplicado à Internet rendeu trabalhos como o desenvolvimento da TV Escola.
E-mail: luiz.algarra@papagallis.com.br 


Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva


Graduação em História pela Universidade de Letras de Lisboa e em Pedagogia (UEMG/Inst. Newton Paiva), com Especialização em Dificuldades de Aprendizagem (UEMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Cefet/MG. Professora do UniBH, pesquisadora em Formação de Professores e TIC, do GEIFoPE/UNIBH. Coordenadora do curso de Psicopedagogia, Pós Graduação Unibh. Publicações: Artigos relacionados  a currículo, tecnologias e formação de professores. Capítulos de livros: "Formação Docente: práticas, textos e contextos" (FUNDAC); Olhares Plurais sobre o Meio Ambiente: uma visão interdisciplinar" (ÍCONE); " Pesquisa e Prática Pedagógica: agir, sim, com reflexão" (FAEL - 2ª edição); "Escritos sobre Educação e Tecnologia: inovação, cidadania e miséria digital na contemporaneidade" (em preparação pela UFSCar)

E-mail: cinova@uol.com.br


Marta Alves de Souza

Mestre em Administração e Planejamento de Sistemas de Informação pela PUCCAMP, especialista em Informática em educação pela UFLA. Professora do curso de ciências contábeis do UNIBH lecionando sistemas de informações contábeis e trabalho de conclusão de curso I e II, professora do curso de administração da mesma instituição com as disciplinas de Gestão do Conhecimento e TIG V, atua também na pós-graduação da mesma instituição. Professora da FEAD no curso de administração de empresas. Professora da UNA e do SENAC (Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Governador Valadares) na pós-graduação. Orienta trabalhos de conclusão de curso na graduação e pós-graduação. Autora de diversos artigos científicos. Sócia gerente da ZAP Consultoria e Treinamento.
E-mail: martasou@uol.com.br


Natália Dias Andrade de Faria

Graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia e Análise Ambiental. Especialista em Gestão Ambiental e Geoprocessamento, ambas titulações adquiridas no UNIBH. Tem ampla experiência na área administrativa em diversos setores acadêmico-institucionais (telemarketing, compras, secretarias de departamento e Pró-Reitoria de Graduação). Também, possui experiência docente em disciplinas como Eventos e Responsabilidade Socioambiental, Trabalho Interdisciplinar de Graduação, Gestão Social e Sustentabilidade e Gestão Ambiental. Têm projetos para consultoria em Gestão Socioambiental para empresas.
E-mail: natalia.faria@prof.unibh.br


Patricia Canarim


Graduada em Jornalismo e Publicidade, com especializações em Responsabilidade Social pela Universidade Estácio de Sá (Rio) e em Informação Estratégica pela UFMG. Diretora de Comunicação e Informação da empresa AssociadosWeb, empresa com foco na criação e gestão de portais. Entre os portais há a VinicciBrindes, Nautilos Comunicação Digital. Ministro cursos de marketing digital e produção de conteúdo para web.

E-mail: pcanarim@gmail.com



Rafael Ávila

Formado em Relações Internacionais pela PUC Minas, Mestre em Engenharia de Produção/Estudos Estratégicos pela UFRJ, doutorando em Ciência da Informação na UFMG. Professor de Relações Internacionais no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e na PUC Minas, foi coordenador de curso (UniBH) e do programa de Pós-Graduação (UniBH). Participa do Grupo de Estudos de Inteligência Governamental (UFMG) e leciona na pós-graduação de Estudos Diplomáticos e Direito Internacional do CEDIN (Centro de Direito Internacional)
Áreas de Interesse: Relações Internacionais (RI); Estudos Estratégicos; História das RI; Política Internacional; Inteligência; Educação; Ciência da Informação.
E-mail:
avila_rafael@hotmail.com 

 

Sandra E. de Leão Rodrigues Diniz

Formada em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Gestão Cultural e Docência do Ensino Superior pela PUC Minas e Mestre em Ciência do Ensino Superior pela Universidad de Matanzas, Cuba. Professora dos cursos de Administração, Marketing e Segurança Privada do UNIBH, leciono as disciplinas de Teoria Geral da Administração, Consultoria, Marketing Estratégico, Pesquisa e Segmentação de Mercado. Atuo no mercado há 30 anos na área de Administração Geral e Marketing Cultural e Eventos. Escrevi diversos artigos e sou sócia da ZAP Consultoria e Treinamento. Adoro tudo que se relaciona às Artes.
E-mail: sddiniz@uol.com.br  e camarim3@yahoo.com.br


Sérgio Birchal

A minha formação acadêmica foi multidisciplinar. Graduei em economia (PUC/MG), fiz mestrado em administração de empresas na UFMG, PhD em História Econômica na London School of Economics - LSE. Além disso, estudei psicanálise e tenho uma experiência terapeutica de mais de 30 anos. Fiz pós-doutorado em sociologia econômica na LSE na qualidade de Visiting Fellow. Essa experiência me ajudou a olhar para a economia, os negócios e a sociedade a partir de uma perspectiva mais ampla. Fui professor da PUC/MG, FDC, UFMG, Ibmec-Minas, INSPER e atualmente leciono filosofia da ciência no CEFET/MG e no MBA da FGV/RJ. Fui secretário da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, coordenador da pós-graduação do Ibmec-Minas e sub-coordenador do programa de mestrado em Engenharia de Produção da UFMG. Ou seja, eu estive intensamente envolvido com a gestão acadêmica também. Minha experiência empresarial foi como trainee e assessor de planejamento de marketing no Laboratório Roche, assessor de desenvolvimento empresarial da TELEMIG, economista-chefe da FIEMG e assessor econômico da Forluz (CEMIG). Escrevo para dois blogs (http://sociedadeecotidiano.blogspot.com e http://economiaporsergiobirchal.blogspot.com) e sou autor do livro "Entrepreneurship in XIXth Century Brazil" (Palgrave), além de vários capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais e em jornais brasileiros (Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Estado de Minas, O Tempo, Diário do Comércio, entre outros). Hoje junto essa experiência e formação para dar consultoria e tutorial executiva e acadêmica.
E-mail:

Sofia Ávila

Bioquímica, acupunturista, instrumentadora cirúrgica (Utramig), formada em Filosofia pela COC São Paulo, foi durante muitos anos profissional do Hospital João XXIII em Belo Horizonte. Fundadora do Sindicato de Instrumentadores Cirúrgicos e redatora do projeto de lei que regulamenta a profissão de instrumentador, ministra cursos para diversas escolas com esta especialização, especialmente na temática filosofia e ética.
E-mail:
soavila@terra.com.br 

 

educaleaks@hotmail.com
Movimento Educaleaks (Facebook e Twitter)
Site Map